Glacier School – summit on Huayna POtosi

Blog | No comments

Olá,

Seja bem vindo ao Blog do Curso de gelo no Huayna Potosi, Bolívia. Aqui quem escreve é Maximo Kausch. Hoje é domingo dia 14 de julho de 2013.

Como vocês devem ter visto no Facebook do GentedeMontanha.com, fizemos cume ontem às 9am, horário de La Paz.

Tivemos sérios problemas de comunicação durante o curso pois nosso computador quebrou e o sinal que tradicionalmente existe na base da montanha foi removido. Espero que vocês não tenham ficado muito preocupados com a falta de notícias. Na próxima lembrem que notícias ruins viajam mais rápido que as boas.

Nosso curso foi um sucesso! Todos aprenderam muito e já começaram a planejar as próximas expediçoes. Alguns ainda voltarão para casa com um cume de 6088m no bolso!

Nos dias 8, 9 e 10 fizemos práticas num glaciar que fica na base do Huayna Potosi. Acabamos subindo para o acampamento alto no dia 11 para garantir uma boa aclimatação e tempo bom. Nossa previsão de tempo estava correta e o dia 12 foi perfeito.

Acordamos às 1 da manhã no refúgio a 5250m e partimos para o cume às 2:30am. Por se tratar da primeira vez de quase todos nossos alunos em grandes altitudes, muitos decidiram abortar o cume ao redor dos 5600m. Fabio, Kleiton, Camila Davel, Fernando Schlosser, José Fernando Schlosser, retornaram de mais ou menos 5600m e chegaram sãos e salvos ao acampamento antes das 7am. O Otávio, Marco, Juliana, Camila Dias, Andressa e Paulo Cesar, decidiram continuar. Logo após o amanhecer o Marco e o Otávio decidiram descer a mais ou menos 6000m. A Camila teve que descer muito perto do cume, já no começo da crista.

A Andressa, o Paulo e o nosso guia Celestino, chegaram ao cume por volta das 9 da manhã. A Juliana também chegou ao cume com outro guia-assistente logo após a Andressa e o Paulo. O Vinícius e eu atingimos o cume às 10 da manhã. O dia estava perfeito sem uma grama de vento. O céu estava completamente azul e um grande mar de nuvens cobria o planalto ao norte.

Todos descemos ao refúgio alto e continuamos para o outro refúgio na represa Zongo. Eram 4 da tarde quando estávamos todos reunidos à caminho de La Paz. Ontem jantamos pizza e lembramos como foi a maravilhosa aventura!

Tags:
Share:

Comment

You must complete all fields